A Associação Comercial e Industrial de Macaé – ACIM é uma entidade de classe, sem fins lucrativos, filiada a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro – FACERJ.
Fundada em 13 de maio de 1916, a ACIM é a principal instituição empresarial e social presente e atuante em todo o contexto de ascensão econômica do município.
Instituída diante da necessidade de buscar caminhos para estruturar a base da economia local, hoje a ACIM promove um trabalho importante na restruturação das atividades comerciais da cidade, participando das principais discussões focadas em preparar Macaé para atrair investimentos públicos e privados, nacionais e internacionais.
Berço de mobilizações e projetos que ajudam contextualizar Macaé no cenário econômico nacional, como a Feria Brasil Offshore, a ACIM se renova ao apostar na era digital, como um caminho novo para se alcançar o desenvolvimento do setor varejista, através do e-commerce impulsionado pelas redes sociais.
Com cerca de 400 associados, a ACIM apadrinha também outras instituições empresariais locais, que compõem o Repensar Macaé, movimento cujo significado é a união de forças capaz de mudar complexas realidades e construir um caminho de sucesso para Macaé, e para o empresário que está disposto a investir na cidade, contribuindo com o desenvolvimento econômico local.
Por isso, a ACIM representa hoje a importância de se buscar soluções através de ações coletivas, abrindo espaço para que todos os empresários da cidade possam ter acesso, conhecimento e voz nas discussões que envolvem o futuro de Macaé.